OURO PRETO - MG
- uribrasil
- 14 de ago. de 2015
- 2 min de leitura
Ouro Preto é uma das principais cidades históricas brasileiras, foi eleita Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco e também foi palco de alguns dos mais importantes episódios da história do país, que guarda verdadeiros tesouros arquitetônicos e artísticos entre suas ladeiras de pedra sabão da estrada real.
Foi em Ouro Preto que houve uma das maiores conspirações do país, onde o Alferes Joaquim José da Silva Xavier, mais conhecido por Tiradentes, planejou a independência do Brasil juntamente com outros inconfidentes. Tiradentes foi morto e esquartejado no Rio de Janeiro e teve sua cabeça exposta no centro da Vila Rica, atual Ouro Preto. Em meados de 1965, o presidente da República Castelo Branco aprovou a lei declarando Tiradentes como Patrono Cívico da Nação Brasileira.
Atualmente, Ouro Preto é um dos destinos turísticos mais visitados de Minas Gerais, que atrai turistas do mundo inteiro interessados em arte, arquitetura, história, religião e até mesmo agitação. O carnaval de rua é uma das épocas mais animadas por lá, assim como os períodos do ano em que acontecem o Festival de Inverno e a Mostra de Cinema, que ocorrem em junho e julho. Impossível visitar Ouro Preto sem se encantar com a riqueza de detalhes das igrejas e casarios feitos em estilo barroco, as peças de arte que estão expostas a céu aberto e dentro de museus, as minas onde exploravam ouro na época do Brasil Colônia. Suas construções preservadas formam um dos principais conjuntos arquitetônicos do barroco mineiro, que ostentam obras de grandes artistas como Antônio Francisco Lisboa (Aleijadinho) e Manuel da Costa Ataíde.
Como se isso não bastasse, são muitas as atrações turísticas que a cidade oferece: trekking no Pico Itacolomi, uma formação rochosa localizada na divisa dos municípios de Mariana e Ouro Preto que possui 1772 metros de altitude, Parque Estadual das Andorinhas, onde há várias cachoeiras e belas paisagens; o Museu da Inconfidência, instalado no prédio da antiga Casa de Câmara e Cadeia da cidade, onde estão os restos mortais de 16 inconfidentes; o Museu do Oratório, com mais de 160 oratórios dos séculos 17 ao 20; o Museu de Arte Sacra, com vestimentas de fios de ouro, livros e até um mausoléu construído para o funeral simbólico de D. João V, Rei de Portugal; o Teatro Municipal, também conhecido como Casa da Ópera, é o mais antigo teatro do país em funcionamento; o Horto dos Contos que é um parque, encravado no Centro Histórico, com uma trilha calçada de 1,5 quilômetro com mirantes onde você poderá fotografar diversas igrejas; a Casa dos Contos, uma antiga casa de pesagem e fundição do ouro era o local onde o minério era transformado em barra e reconhecido pelo Império Português, onde atualmente funciona como um museu público e as inúmeras minas de ouro que rodeiam o município.
A cidade ainda é um dos locais mais frequentados do país quando o assunto é carnaval e gastronomia mineira. Não há dúvidas de que você vai se apaixonar por esse cantinho de Minas Gerais.

Komentarze