PARATY - RJ
- uribrasil
- 12 de mar. de 2015
- 2 min de leitura

Paraty é a cidade recomendada pelo Guia dos Caroneiros para quem pretende iniciar a Estrada Real ou passar alguns dias de tranquilidade e inspiração entre os casarões e igrejas de arquitetura colonial. Há praias e ilhas paradisíacas, cachoeiras rodeadas pela exuberante Serra da Bocaina (ainda nativa), história e cultura por cada esquina do centro histórico, charretes que circulam e te fazem voltar ao passado, além da paisagem única de quando a cidade é invadida pelas marés e refletem as arquitetônicas casas coloridas como um espelho no chão.

Paraty está situado no litoral sul do estado do Rio de Janeiro, que faz divisa com o litoral norte do estado de São Paulo. Fundada em 1667, teve grande importância econômica devido aos engenhos de açucar e posteriormente destacou-se como principal porto por onde se escoava das Minas Gerais o ouro e as pedras preciosas para Portugal.

Dos muitos pontos turísticos para se conhecer, o centro histórico é o principal eixo onde são realizados vários festivais de nível internacional como a FLIP (Feira Literária Internacional de Paraty), Festival de Cinema, Festival da Pinga, Festival de Jazz entre outros.

Caminhar pelo centro histórico de Paraty é entrar em outra época, com suas ruas de pedra-sabão, foi considerada pela UNESCO como "o conjunto arquitetônico colonial mais harmonioso do país", o qual foi contribuído devido a proibição do tráfego de automóveis no centro.
A extensa variedade gastronômica, cachaças de canela e banana, um cafézinho na praça principal no fim da tarde, as rodas de músicas e bares a noite não devem passar despecerbidos para aqueles que circulam pelo centro histórico.

As melhores praias podem ser visitadas através de uma intensa caminhada até a praia do Sono, Antigos e Antiguinhos, através de Trindade, ou até mesmo por um passeio de escuna (na qual recomendamos), com paradas em ilhas e praias. O passeio tem uma duração de aproximadamente 5 horas, com o valor de R$50,00 por pessoa, com alimentação à parte.
Existem cachoeiras espalhadas por todos os cantos de Paraty, entre as mais famosas estão a Cachoeira do Tobogã e a Cachoeira da Pedra Branca.

Assim é Paraty, chão de pedras tortas acompanhado de janelas coloridas, artitas e poeta em cada esquina, é possível sentir o cheiro do verde das matas até o cheiro da brisa dos mares, comer os doces irresistíveis dos carrinho que ficam na rua. Um lugar para se inspirar e se apaixonar pela cultura e natureza.

Comentarios