PICO DOS MARINS - PIQUETE - SP
- uribrasil
- 24 de fev. de 2015
- 3 min de leitura
Um dos pontos mais altos do estado de São Paulo com seus 2.421m de altitude, ocupa a 26ª posição entre as montanhas mais altas do Brasil, o Pico dos Marins está situado no município de Piquete - SP localizado na Serra da Mantiqueira.

A origem de seu nome se deu por causa do erro de pronúncia nos meados do século XVI, onde o rei de Portugal Dom João III mandou para o Brasil dois bandeirantes com a missão de "colher" o ouro e prata. Um desses bandeirantes, Luiz Martins passava com frequência pela zona do Pico, que foi batizada como a região do Martins. Anos mais tarde, os tropeiros que desciam a Serra transportando a mercadoria do sul de Minas para o porto de Paraty, tinha um vocabulário muito pobre, sertanejo e rude, no qual eles não conseguiam pronunciar Martins e com isso falavam Marins.

O Pico dos Marins atrai os amantes do montanhismo pela beleza da região que o cerca, proporciona uma ampla e fantástica vista do Vale do Paraíba/SP, do Sul de Minas Gerais e das serras paulistas: Bocaina, Quebra Cangalha e Serra Fina.

O trekking na subida ao pico é considerado de dificuldade média-pesada, a subida é conhecida como escalaminhada, não sendo necessário equipamentos especiais como cordas e grampos. Atenção especial com a hipotermia para quem vai passar noite no topo, já que lá no verão a temperatura pode chegar até 0 grau em alguns dias e no inverno atingir até 15 graus negativos.

A trilha correta para o Pico dos Marins é segura, ou seja, não expõe o excursinista a grandes riscos pois não se passa por beiras de abismos ou por áreas com risco de desabamento. Entretanto, a partir do Morro do Careca, é necessário cuidado e atenção ao caminhar e escalar pela trilha, pois o percurso até o cume do Pico dos Marins é tortuoso, acidentado, longo e cansativo e, a respeito das sinalizações existentes pelo caminho, há trechos que podem levar o excursionista inexperiente a adentrar por caminhos errados, levando-o a perder-se da trilha correta e a correr riscos de acidentes. Portanto, para aqueles que vão pela primeira vez ao Pico dos Marins ou que tenham pouca experiência nessa caminhada, façam com a companhia de um bom guia.

O Pico dos Marins é considerado uma região com muito poder magnético, o que, segundo místicos, atraem energias sobrenaturais e até mesmo extraterrestre. Foi nesse mesmo cenário que ocorreu um dos maiores mistérios do país, o desaparecimento do escoteiro Marco Aurélio. No dia 8 de junho de 1985, Marco Aurélio, 15 anos, saiu de casa para participar de uma excursão ao Pico dos Marins junto a quatro companheiros.
Durante a caminhada, um de seus colegas torceu o pé e Marco Aurélio foi designado pelo chefe para descer a montanha e pedir socorro. Orientado a escrever o número 240 com giz nas rochas como sinalização durante a descida, o jovem partiu para cumprir a determinação do chefe e nunca mais foi visto, desapareceu misteriosamente e até os dias atuais não houve nenhuma notícia de vida ou morte do escoteiro.

Apesar de todo mistério e dificuldade que circunda o Pico dos Marins, o sacrifício sobre suas rochas e maciços valem cada gota de suor após serem vencidos. Uma onda de inspiração, magia e perfeição da natureza é proporcionada ao aventureiro consciente.
Aos que desejam chegar naté a base dos Marins de carona, é possível pegar uma carona a partir de Piquete (na Tirolesa precisamente) até a divisa do estado de São Paulo - Minas. A partir daí é necessário caminhar 1km aproximadamente até chegar na base.
Comments