ILHABELA -SP
- uribrasil
- 16 de fev. de 2015
- 3 min de leitura
Para aqueles que almejam realizar trilhas selvagens, repletas de aventuras adentro da mata atlântica, resistir a infinitas picadas de uma terrível criatura conhecida por borrachudo, para finalmente apreciar praias paradisíacas de águas cristalinas e composta por um ecossistema ainda intocado pelo homem, o Guia dos Caroneiros indica ao leitor de não perder tempo para ainda não conhecer Ilhabela.

Praias, cachoeiras, montanhas, imagine tudo isso num mesmo lugar... Assim é Ilhabela, o destino mais procurado do litoral norte de São Paulo por turistas brasileiros e estrangeiros. A ilha possui duas faces distintas: a face voltada para o continente é a mais urbanizada e populosa, e as praias são as mais calmas, badaladas e poluídas. Já a face voltada para o oceano é pouco habitada, sendo que a maioria desses habitantes fica na Praia de Castelhanos, a única do lado oceânico acessível de carro (embora só jipes possam fazer o trajeto até o local). Por estarem voltadas para o mar, essas praias têm ondas mais fortes, atraindo surfistas.

Para aqueles aventureiros que não pretendem gastar suas economias com passeios turísticos, hotéis ou restaurantes que em sua maioria são extremamentes caros na ilha, iremos relatar como foi nossa trip, a fim de deixar algumas recomendações e dicas que não podem passar despecerbidas.
Primeiramente recomendamos realizar uma compra antes de entrar na ilha, um pacote de bisnaguinha, repelente e frutas (explicaremos no decorrer do post o porque). O ponto inicial para chegar na ilha é através de uma balsa (próximo a rodoviária) na cidade de São Sebastião, onde o único meio de atravessar a balsa gratuitamente é não possuindo nenhum automóvel.
A vila de Ilhabela tem uma estrutura magnifíca para aqueles que possuem muito dinheiro, portanto não há o porque perder tempo no lado oeste da ilha. Assim que desembarcar da balsa, recomendamos partir imediatamente em direção a estrada do parque que liga a praia de castelhanos. Assim que começar a subida da estrada não hesite em pedir carona, pois para se chegar ao outro lado da ilha, terá de ser percorrido um total de 17km. Um ponto ideal para se conseguir uma carona é na guarita da estrada do parque (conseguimos uma carona com um jeep que estava vazio!), localizado a aproximadamente 6km da vila. Nesse ponto com certeza você já dará conta da existência dos borrachudos e perceberá como valeu a pena ter comprado um repelente.

Ao chegar na praia de Castelhanos procure pelo camping do Léo, um nativo que oferece ótima estrutura para camping a preço camarada (em baixas temporadas). Faça amizade com os locais e se informe sobre trilhas, cachoeiras e outras praias próximas a castelhano. Praia do Gato, Cachoeira do Gato, Mirante, Praia Mansa etc.
Nesse ponto é que entra as bisnaguinhas e frutas citadas acima, pois mesmo em baixa temporada o preço de comida na praia são exorbitantes (na experiência em que tivemos, dois pães com manteiga acompanhado por dois cafézinhos saíram por R$ 9,00).

Existe uma trilha QUASE inacessível em mata fechada sem nenhum ponto de orientação que leva a outras praias desertas e vilarejos. É uma trilha realizada pelos nativos que querem economizar com o barco, portanto ninguém melhor do que eles para lhe informar. Tentamos fazer ela, porém após 3h de caminhada a trilha sumiu e percebemos que tínhamos errado o caminho. Voltamos para a praia de castelhanos e conseguimos uma carona de barco no dia posterior. Na maioria dessas "caronas fluviais" são cobrados na média de 20 reais pelos nativos para ser levado a praia mais próxima (Saco do Eustáquio).

Neste novo circuito você poderá conhecer mais 4 praias de cenários paradisíacos: Saco do Eustáquio (considerada uma das mais cristalinas de toda a ilha), Praia da Guanxuma, Praia das Caveira (recomendamos acampar nessa praia deserta e cheia de histórias) e finalmente a Praia da Serraria (vilarejo onde é poissível uma carona de volta para lado oeste da ilha com pescadores).

E aí, já organizou sua agenda para ser encantado pela sedutora ilha de Ilhabela? Abaixo um exemplar do mapa de Ilhabela com suas principais atrações.

Comentários